O que empreendedores nunca vão te contar.

Paulo Víctor Magalhães
3 min readJan 21, 2021

--

A independência financeira, tão sonhada por qualquer indivíduo,é um dos principais temas abordados hoje quando falamos de empreendedorismo.Quando pesquisamos isso no youtube,instagram ou qualquer rede social para a criação de conteúdo,encontramos diversos empreendedores de palco procurando motivar os novos empreendedores a sair da “zona de conforto” e ensinando algumas técnicas ,se é que podemos chamar assim,para engajar e realizar as vendas nas redes sociais.O Marketing Digital tem tanto disso que é absurdamente difícil te indicar mais de dez personas que fazem um grande trabalho. Agora, se você for ver a experiência da grande maioria, o maior empreendimento destes são as aulas online ensinando a como empreender.Não que isso seja algo errado e é muito bom quando se tem muito conteúdo mas estamos lotados de pessoas que só replicam e replicam,causando uma grande “bola de neve” de besteirol acumulado por aí. Tanto que no início da pandemia,falar que faz marketing digital se tornou piada por culpa desses irresponsáveis no mercado.

Não digo que eles são falsos empreendedores até porque pelo conceito,empreendedorismo é assumir riscos e que baita riscos eles assumem. Agora,procure um conteúdo mais técnico para realizar a tal independência financeira e verá que é literalmente necessário cavar um buraco para encontrar gente preparada pra realmente te ensinar alguma coisa. Quando procuramos nas redes sociais só encontramos vídeos ou livros de motivação mas raramente algo relacionado a fluxo de caixa,gestão de qualidade,administração,finanças pessoais e tantos outros temas. O que eles nunca te contarão é que você precisa se organizar até porque eles trabalham tentando vender para gente desesperada,pessoas que estão desempregadas,pessoas que estão apostando tudo em uma aula online para mudar de vida.O que eles nunca irão te dizer é que o mercado é como um mar de serpentes em que um literalmente destrói o outro e que o tal networking (ou rede de contatos como queira chamar) não basta de estória pois o que garante uma parceria comercial é o próprio segredo comercial em que vocês debatem ideias mas nunca revelam nenhuma estratégia sua para o verdadeiro sucesso.

Livros com palavrões, histórias em WallStreet, algum livro com o nome na capa “milionário” é bastante comum. Até porque em um topo de funil de vendas, você deve chamar a atenção.Quando menos esperamos,muitos desses estão na mídia por causa de um golpe que realizaram em seus clientes.

O que esses empreendedores deveriam te contar para que você esqueça todo o blablabla motivacional e palavras bonitinhas para você acordar cinco da manhã sem necessidade?

1. Ninguém no mercado é seu amigo, guarde o segredo de seus negócios a 7 chaves mas mantenha seus concorrentes por perto,saberá como eles irão agir assim.

2. Um curso motivacional não vale mil reais, e nunca irá valer. O valor é determinado pela importância que você dá para o guru. Note que se você procurar conteúdo de todos, todos esses dão o mesmo conteúdo mas falam de um jeito diferente.

3. Esqueça livro sobre empreendedorismo, os maiores ensinamentos estão nos clássicos. Me refiro aqueles livros que tem alguma formula,algum milagre,meios que te mandem acordar cedíssimo para meditar.Isso não existe.Se quiser acordar cedo,que seja para trabalhar e trabalhar mais.

4. O único meio de enriquecer é o trabalho depois do trabalho mas não se mate,curta sua vida e não precisa trabalhar enquanto “eles dormem”,organize um horário,metas e veja que é possível.

5. A maior escola de vendas é a vida. Você começa a negociar qualquer coisa desde criança. Quem nunca tentou convencer um colega para que empreste sua caneta para você ou que o mesmo faça a lição de casa para você? Ou você vendeu sua lição de casa por merenda?

Não se prenda a esses pensamentos bobo deles. O único “segredo do sucesso” para alcançar a independência financeira é o trabalho e esforço mas você primeiro precisa refletir sobre o que é sucesso para você.

--

--

Paulo Víctor Magalhães

Bacharel em Administração, empresário, empreendedor e algumas vezes escritor.